Créditos: Alan Crosthwaite Dreamstime Stock Photos
Quem emite o dinheiro na Europa é o Banco Central Europeu. Apesar do valor real da moeda ser de acessível compreensão muitas pessoas questionam-se porque não autoriza o BCE a "criação" de mais dinheiro, sendo que isso tornaria a nossa vida mais fácil.
Excelente pergunta. Na verdade, a Economia é mais complexa do que aparenta ser. Mas neste caso o grande problema é que a acontecer um aumento de emissão de notas, um fenómeno chamado Inflação poderia ocorrer. Inflação significaria que o valor do dinheiro perderia força no mercado, seria preciso mais dinheiro para comprar um produto.
O oposto, é chamado de deflação e surge quando o valor real do dinheiro cresce e por sua vez compra mais produtos com o mesmo valor. A deflação poderá parecer benéfica mas a ela costuma associar-se grandes crises económicas como a Grande depressão nos Estados Unidos.
O BCE é quem coordena/controla o valor do dinheiro. È responsável por preservar o poder de compra do Euro. Caso o valor da moeda esteja a elevar-se perigosamente, tomam-se medidas para tal, uma delas é a emissão de dinheiro. Em caso de desvalorização da moeda, uma das medidas a tomar poderá ser a interrupção momentânea da criação de valor.
Veja o vídeo que explica este conceito. Refere-se ao sistema financeiro Americano, porém idêntico ao Europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário